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FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Wanderlucy Angélica Alves Corrêa Czeszak
Wanderlucy Angélica Alves Corrêa Czeszak
Doutora em Educação
1. Como está sendo realizada a formação do professor para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação na escola?
Wanderlucy A. A. C. Czeszak - Hoje tem se tornado cada vez mais diversificada a formação do professor para o uso das novas tecnologias. Além de cursos oferecidos por instituições públicas ou privadas, aos quais os professores podem buscar por iniciativa própria, há também cursos de formação em serviço oferecidos pelas instituições nas quais esses profissionais atuam. Além disso, tem havido também a formação que se dá de maneira informal, por meio da inserção do educador em redes sociais, participando de grupos de discussão, ou ainda navegando pela internet ou batendo papo com colegas ou alunos, e conhecendo novos recursos tecnológicos que surgem constantemente.
2. Os cursos de graduação estão formando professores para lidar com a tecnologia?
Wanderlucy A. A. C. Czeszak - Muitas instituições já oferecem em sua grade curricular disciplinas voltadas para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. No entanto, muitas vezes, essas disciplinas não dão conta da complexidade da temática tecnológica, seja por carência de profissional bem formado para atuar nessa frente, seja pelo simples fato de que se trata de uma área que sofre constantes transformações, tornando difícil manter conteúdos atualizados. Além disso, muitas instituições não possuem acesso fácil a laboratórios de informática bem equipados, com aparato suficiente para o uso de alunos e professores.
3. O que os cursos de formação de professores para o uso de novas tecnologias devem contemplar?
Wanderlucy A. A. C. Czeszak - Esses cursos, além de oferecer ao aluno oportunidades de conhecer e familiarizar-se com a gama de recursos tecnológicos existentes hoje, devem possibilitar ao aluno a discussão e o debate de temas relacionados ao que de fato agrega valor à educação no que diz respeito à adoção de recursos tecnológicos. Dessa forma, os cursos de formação para o uso de novas tecnologias devem priorizar a reflexão sobre o papel do educador nos dias de hoje e das novas competências envolvidas na prática docente numa sociedade que tem sofrido profundas transformações.
4. Quais são as tecnologias mais utilizadas pelo professor como recurso pedagógico?
Wanderlucy A. A. C. Czeszak - Dependendo da escola, as tecnologias mais usadas ainda são a lousa e o giz [risos]. Na verdade, além da grande desigualdade por esse Brasil afora, as escolas, sejam públicas ou privadas, ainda esbarram na falta de aparelhos tecnológicos em número suficiente e em estado de conservação adequado para o uso. Mesmo o Datashow, que ainda é o recurso mais utilizado na maioria das escolas, para o uso da PowerPoint, esbarra-se na insuficiência de máquinas disponíveis para todos os professores. A falta de manutenção acaba por sucatear boa parte do aparato tecnológico das escolas. Assim, a falta de manutenção continua a ser o maior obstáculo para a inserção satisfatória das novas tecnologias nas escolas.
5. Como o professor pode utilizar as TIC para promover uma aprendizagem contínua?
Wanderlucy A. A. C. Czeszak - O professor pode, junto a seus alunos, promover a aprendizagem contínua por meio do incentivo à busca, à pesquisa. É papel do educador fazer despertar no aluno o desejo pelo constante desenvolvimento e atualização. Deve-se ficar claro, tanto para o educador como para o educando, que hoje não faz mais sentido uma aprendizagem estanque. A aprendizagem para os dias de hoje deve evoluir continuadamente, independente da área de atuação. E a internet, bem como os recursos tecnológicos disponíveis em nossa sociedade atual, favorecem essa busca, essa reflexão incessante a discussão com seus pares, presencialmente ou em redes sociais, a fim de que cada cidadão possa sentir-se fazendo parte de forma atuante e transformadora na sociedade.
6. Os dispositivos móveis podem colaborar com a formação dos professores?
Wanderlucy A. A. C. Czeszak - Sem dúvida. Tablets e smatphones têm hoje desempenhado papel preponderante na formação do professor, bem como na formação de qualquer outro indivíduo. Por meio desses artefatos, o professor pode manter-se constantemente conectado, informando-se, pesquisando, buscando respostas, interagindo. Além disso, os dispositivos móveis refletem a praticidade, a adaptabilidade e a flexibilidade do mundo contemporâneo no qual aprende-se constantemente, das mais variadas formas, por meio das mais diversas atividades cotidianas, sem haver mais a necessidade de estar presente em locais específicos reservados para o processo de ensino-aprendizagem.
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