Atenção!
Inscrições abertas!
Aula inaugural para todos os cursistas
Tema: Professor e Tecnologia: uma parceria necessária para o século XXI.
Professora: Ms. Maria de Fátima de Lima
Data:24/02/2014 às 19h
Local: NTM (Prédio Escola de Artes)
Início da Formação: 24/02 a 28/02/2014
Formações NTM 2014.1
Antecipe-se, verificando na tabela abaixo, o curso com inscrição aberta e se você está apto a cursá-lo, observando os pré-requisitos:
Inscrições abertas!
Aula inaugural para todos os cursistas
Tema: Professor e Tecnologia: uma parceria necessária para o século XXI.
Professora: Ms. Maria de Fátima de Lima
Data:24/02/2014 às 19h
Local: NTM (Prédio Escola de Artes)
Início da Formação: 24/02 a 28/02/2014
Formações NTM 2014.1
Antecipe-se, verificando na tabela abaixo, o curso com inscrição aberta e se você está apto a cursá-lo, observando os pré-requisitos:
CURSOS
|
PRÉ-REQUISITOS
|
INFORMÁTICA DA COMUNIDADE
(Linux Educacional - Mozilla Firefox – BrOffice Writer e Impress) - 80h |
Ser aluno do 6º ao 9º ano, pai e funcionário da rede municipal.
Turma(Alunos) do turno Vespertino (3ª feira - 14h às 15h30 |
PROJETO ALUNO MONITOR: PROTAGONISMO E TECNOLOGIA - 40h |
Ser aluno do 7º e/ou 8º ano da escola municipal que possui o laboratório de informática incluído no seu PPP.
Atenção! Inscrição realizada pelo diretor e/ou supervisor da escola (02 vagas por escola) |
PRÁTICAS
INOVADORAS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E
TECNOLOGIA - 60h |
Ter concluído o curso “Introdução à Educação
Digital”.
|
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS - 60h
|
Ter concluído o curso “Introdução à Educação Digital”. |
ELABORAÇÃO DE PROJETOS - 40h |
Ter
concluído o curso "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs”.
|
FORMAÇÃO
- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS – 1º SEMESTRE - 2014
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 HORAS
PÚBLICO-ALVO: Professores, supervisores, secretários
e diretores.
PRÉ-REQUISITO: Ser funcionário lotado na SMED/PMM.
MATRIZ CURRICULAR: Unidade 1 – Tecnologias no
Cotidiano: desafios à inclusão digital.
Unidade 2. Navegação, pesquisa na
internet e segurança na rede. Unidade 3. Comunicação mediada por computador: correio eletrônico.
Unidade 4. Debate na rede: bate papo,
lista e fórum de discussão, Netiqueta. Unidade 5. Elaboração e edição de textos. Unidade 6. Apresentação para
nossas aulas. Unidade 7. Navegação e Edição de Blogs. Unidade 8. Cooperação e
interação em rede. Unidade 9. Solução de problemas com a planilha eletrônica.
PÚBLICO-ALVO: Professores e supervisores em
exercício na função, lotados na SMED/PMM.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o curso
“Introdução à Educação Digital”.
MATRIZ CURRICULAR: Unidade 1: Tecnologia na
sociedade, na vida e na escola. Unidade 2: Internet,
hipertexto e hipermídia. Unidade 3: Prática pedagógica e mídias
digitais. Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologia.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 HORAS
PÚBLICO-ALVO: Professores e supervisores em
exercício da função, lotados na SEED/PMM.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o curso
“Ensinando e Aprendendo com as TICs”.
MATRIZ CURRICULAR: Eixo 1: Projetos
(Projeto de vida – resgate histórico – educadores que influenciaram na
educação; ensinar e aprender com o computador: a articulação
inter-transdisciplinar; Pedagogia de Projetos). Eixo 2: Currículo (Formação de professores
numa escola aprendiz; os múltiplos conhecimentos: saberes do aluno, saberes do
professor, saberes locais, saberes universais; tecnologia educativa e
currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam?). Eixo 3: Tecnologia (Mapas
conceituais).
PROJETO:
INFORMÁTICA DA COMUNIDADE - CURSOS DE
QUALIFICAÇÃO EM INFORMÁTICA – 80 HORAS
(Linux Educacional - Mozilla Firefox – BrOffice
Writer e Impress)
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º ao 9º ano, pais de
alunos e servidores da Rede Municipal.
CURSO: PRÁTICAS INOVADORAS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E
TECNOLOGIA - 60h
PÚBLICO ALVO: Professores da
Rede Municipal.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o
curso Introdução à Educação Digital.
MATRIZ CURRICULAR: MÓDULO 1:
Introdução à educação digital; MÓDULO 2: Softwares educacionais por disciplinas
e temas; MÓDULO 3: Inserção das
tecnologias existentes na escola na prática pedagógica de forma inovadora;
MÓDULO 4: Internet e metodologias para a prática docente; Ferramentas Colaborativas; MÓDULO 5: Portal do Professor e TV escola.
CURSO: PLANILHA ELETRÔNICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL -
40 HORAS
PÚBLICO-ALVO: Professores e funcionários da
Rede Municipal.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o
curso Introdução à Educação Digital.
MATRIZ CURRICULAR: Parte
1: Tela do Calc; célula; Formatação de textos; alinhamento de dados dentro das
células; centralizando o título da planilha; aplicando formatos em dados
numéricos; inserindo linhas ou colunas inteiras; inserir e excluir uma nova
planilha. Parte 2: Funções; alça de preenchimento; fórmulas; operadores
aritméticos. Parte 3: Criando gráficos; filtrando informações; personalizando o
Autofiltro; subtotais; impressão de planilhas.
OFICINA: DINAMIZADOR DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA -AGENTE
DA INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR - 08H
PÚBLICO ALVO: Funcionários e Professores Regentes
do Laboratório.
PRÉ-REQUISITO: Atuar no Laboratório de
Informática da escola;
MATRIZ CURRICULAR: O papel do
dinamizador; As TICs disponíveis na escola; planejamento e registro das
atividades; divulgação e socialização on-line
das atividades e projetos; orientações técnicas do Linux Educacional: recuperar
a conexão da Internet; Instalação e conexão dos periféricos (mouse e teclado); executar
aplicativos do Windows e em flash; configuração da impressora; Multiterminal:
capturar tela; pendrive; gerar vídeo nos terminais; internet; acesso aos
terminais (login e senha).
PROJETO ALUNO MONITOR: PROTAGONISMO E TECNOLOGIA – 40h
PÚBLICO-ALVO: Alunos da Rede Municipal (6º ao 9º ano).
PRÉ-REQUISITO: Escola com laboratório
de informática incluso em seu PPP.
MATRIZ CURRICULAR: Apresentação do
projeto; layout do laboratório; partes do computador; sistema multiterminal;
Linux Educacional; comunicação online:
blog, chat, email; redes sociais; utilizando as mídias existentes na escola
(cuidados, instalação e manuseio); Oficina Técnica do Linux - conhecendo o
hardware; configurações básicas do Linux Educacional: periféricos, internet,
atualização, instalação; papel do aluno monitor no contexto escolar; oficinas
de aplicativos do Linux: Writer, Impress etc.; Mídias Digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário