sábado, 8 de fevereiro de 2014


Atenção!
Inscrições abertas!
Aula inaugural para todos os cursistas
Tema: Professor e Tecnologia: uma parceria necessária para o século XXI. 
Professora: Ms. Maria de Fátima de Lima

Data:24/02/2014 às 19h
Local: NTM (Prédio Escola de Artes)
 Início da Formação: 24/02 a 28/02/2014 

Formações NTM 2014.1
Antecipe-se, verificando na tabela abaixo, o curso com inscrição aberta e se você está apto a cursá-lo, observando os pré-requisitos:


CURSOS
PRÉ-REQUISITOS
INFORMÁTICA DA COMUNIDADE
(Linux Educacional - Mozilla Firefox – BrOffice Writer e Impress) - 80h
Ser aluno do 6º ao 9º ano, pai e funcionário  da rede municipal.
Turma(Alunos) do turno Vespertino  (3ª feira - 14h às 15h30

PROJETO ALUNO MONITOR: PROTAGONISMO E TECNOLOGIA - 40h
Ser aluno do 7º e/ou 8º ano da escola municipal que possui o laboratório de informática incluído no seu PPP.
Atenção! Inscrição realizada pelo diretor e/ou supervisor da escola (02 vagas por escola)


PRÁTICAS INOVADORAS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E 
TECNOLOGIA - 60h
Ter concluído o curso “Introdução à Educação Digital”.


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS - 60h

Ter concluído o curso “Introdução à Educação Digital”.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS - 40h


Ter concluído o curso "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs”.

Encontrou o curso ideal? Se sim,  clique aqui para o 2° passo.




FORMAÇÃO - ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS – 1º SEMESTRE - 2014

     

 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 HORAS 
PÚBLICO-ALVO: Professores, supervisores, secretários e diretores.
PRÉ-REQUISITO: Ser funcionário lotado na SMED/PMM.
MATRIZ CURRICULAR: Unidade 1 – Tecnologias no Cotidiano: desafios à inclusão digital.  Unidade 2. Navegação, pesquisa na internet  e segurança na rede. Unidade 3. Comunicação mediada por computador: correio eletrônico.  Unidade 4. Debate na rede: bate papo, lista e fórum de discussão, Netiqueta. Unidade 5. Elaboração e edição de textos. Unidade 6. Apresentação para nossas aulas. Unidade 7. Navegação e Edição de Blogs. Unidade 8. Cooperação e interação em rede. Unidade 9. Solução de problemas com a planilha eletrônica.


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs – 60 HORAS
PÚBLICO-ALVO: Professores e supervisores em exercício na função, lotados na SMED/PMM.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o curso “Introdução à Educação Digital”.
MATRIZ CURRICULAR: Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola. Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia. Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais. Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologia.

 ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 HORAS
PÚBLICO-ALVO: Professores e supervisores em exercício da função, lotados na SEED/PMM.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o curso “Ensinando e Aprendendo com as TICs”.
MATRIZ CURRICULAR: Eixo 1: Projetos (Projeto de vida – resgate histórico – educadores que influenciaram na educação; ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-transdisciplinar; Pedagogia de Projetos). Eixo 2: Currículo (Formação de professores numa escola aprendiz; os múltiplos conhecimentos: saberes do aluno, saberes do professor, saberes locais, saberes universais; tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam?). Eixo 3: Tecnologia (Mapas conceituais).

 
 PROJETO: INFORMÁTICA DA COMUNIDADE - CURSOS DE QUALIFICAÇÃO EM INFORMÁTICA  – 80 HORAS

(Linux Educacional - Mozilla Firefox – BrOffice Writer e Impress) 
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º ao 9º ano, pais de alunos e servidores da Rede Municipal.


CURSO: PRÁTICAS INOVADORAS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - 60h
PÚBLICO ALVO: Professores da Rede Municipal.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o curso Introdução à Educação Digital.
MATRIZ CURRICULAR: MÓDULO 1: Introdução à educação digital; MÓDULO 2: Softwares educacionais por disciplinas e temas; MÓDULO 3:  Inserção das tecnologias existentes na escola na prática pedagógica de forma inovadora; MÓDULO 4: Internet e metodologias para a prática docente;  Ferramentas Colaborativas;  MÓDULO 5: Portal do Professor e TV escola.

 CURSO: PLANILHA ELETRÔNICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL - 40 HORAS
PÚBLICO-ALVO: Professores e funcionários da Rede Municipal.
PRÉ-REQUISITO: Ter concluído o curso Introdução à Educação Digital.
MATRIZ CURRICULAR: Parte 1: Tela do Calc; célula; Formatação de textos; alinhamento de dados dentro das células; centralizando o título da planilha; aplicando formatos em dados numéricos; inserindo linhas ou colunas inteiras; inserir e excluir uma nova planilha. Parte 2: Funções; alça de preenchimento; fórmulas; operadores aritméticos. Parte 3: Criando gráficos; filtrando informações; personalizando o Autofiltro; subtotais; impressão de planilhas.

OFICINA: DINAMIZADOR DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA -AGENTE DA INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR - 08H

PÚBLICO ALVO: Funcionários e Professores Regentes do Laboratório.
PRÉ-REQUISITO: Atuar no Laboratório de Informática da escola;
MATRIZ CURRICULAR: O papel do dinamizador; As TICs disponíveis na escola; planejamento e registro das atividades; divulgação e socialização on-line das atividades e projetos; orientações técnicas do Linux Educacional: recuperar a conexão da Internet; Instalação e conexão dos periféricos (mouse e teclado); executar aplicativos do Windows e em flash; configuração da impressora; Multiterminal: capturar tela; pendrive; gerar vídeo nos terminais; internet; acesso aos terminais (login e senha).


PROJETO ALUNO MONITOR: PROTAGONISMO E TECNOLOGIA – 40h 
PÚBLICO-ALVO: Alunos  da Rede Municipal (6º ao 9º ano).
PRÉ-REQUISITO: Escola com laboratório de informática incluso em seu PPP.
MATRIZ CURRICULAR: Apresentação do projeto; layout do laboratório; partes do computador; sistema multiterminal; Linux Educacional; comunicação online: blog, chat, email; redes sociais; utilizando as mídias existentes na escola (cuidados, instalação e manuseio); Oficina Técnica do Linux - conhecendo o hardware; configurações básicas do Linux Educacional: periféricos, internet, atualização, instalação; papel do aluno monitor no contexto escolar; oficinas de aplicativos do Linux: Writer, Impress etc.; Mídias Digitais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário